quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

PROJOVEM

RELATÓRIO DO VI ENCONTRO DE FORMAÇÃO / PROJOVEM URBANO/2009
(UNIDADE FORMATIVA II – JUVENTUDE E CIDADE E PROJETO EMERGENCIAL DE RECUPERAÇÃO DA APRENDIZAGEM - PERA)


POLO: PICOS-PI
PERÍODO: DE 26 E 27 DE SETEMBRO DE 2009.
MINISTRANTES: Profª. Esp. Raimunda Maria dos Santos
EMAIL: professorarai@hotmail.com
NÚCLEO: OEIRAS/ VALENÇA – PI.
LOCAL DE REALIZAÇÃO DO ENCONTRO: OEIRAS-PI






OEIRAS – PI
SETEMBRO DE 2009

RELATÓRIO DO VI ENCONTRO DE FORMAÇÃO / PROJOVEM URBANO/2009

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: DE 26 E 27 DE SETEMBRO DE 2009.
POLO: PICOS-PI
MINISTRANTES: Profª. Esp. Raimunda Maria dos Santos
EMAIL: professorarai@hotmail.com

PAUTA: UNIDADE FORMATIVA II – JUVENTUDE E CIDADE E PROJETO EMERGENCIAL DE RECUPERAÇÃO DA APRENDIZAGEM - PERA
NÚCLEO: OEIRAS/ VALENÇA – PI.
LOCAL DE REALIZAÇÃO DO ENCONTRO: OEIRAS-PI.

Aos vinte e seis dias do mês de setembro de 2009, deu-se início o sexto encontro de Formação Continuada em Projovem Urbano/2009. As atividades deram início as 08:00 horas com uma mensagem de sensibilização para a pontualidade, responsabilidade, compromisso demandado pelo programa. Em seguida, procede-se a freqüência com uma reflexão sobre o cumprimento da carga horária em todos os momentos em que os educadores se disponibilizaram ao trabalho e participação na formação continuada e reuniões extraordinárias.
A pauta do encontro deu-se em torno das oficinas do PERA (Projeto Emergencial de Recuperação da Aprendizagem), onde foram levantados pontos relevantes sobre as atividades de leitura e escrita da quinzena anterior, tais como; resgate de alunos, relação de alunos que conseguiram ler e escrever ou melhoraram suas competências lingüísticas, superação de dificuldades ortográficas, dentre outros. Na oportunidade, registraram-se depoimentos de educadores que relacionaram pelo menos vinte alunos que voltaram as aulas depois das visitas realizadas pelos seus professores orientadores e assistentes sociais, ao desenvolver, definitivamente, as atividades propostas pelo PJU.
Conforme a pauta a seguir, os educadores foram agrupados de forma que pudessem desenvolver oficinas de leitura e escrita a partir das sínteses integradoras produzidas pelos alunos que apresentam problemas de pontuação, ortografia, coerência e coesão textual. Além dessas, os educadores participaram da elaboração e execução de atividades de superação de dificuldades em matemática e lógica para serem aplicadas na segunda fase de ações do PERA.
Ainda no dia vinte e seis, os educadores foram orientados a elaborar e executar um plano de trabalho (oficina), de acordo com as questões presentes num questionário baseado em toda a Unidade Formativa II como reforço de aprendizagem. Nesse momento, comentam sobre a urgente necessidade de dispor de materiais didático-pedagógicos como recurso para a realização das atividades em sala de aula. Lembraram ainda, que a relação destes foi entregue para equipe de coordenação do Projovem por ocasião do lançamento do projeto.
A partir das oito horas da manhã do dia vinte e sete de setembro, os educadores tiveram a oportunidade de socializar as oficinas planejadas e programadas para a execução durante os quinze dias seguintes. E, na oportunidade, muitas intervenções foram feitas mediante as práticas apresentadas.
Ao final, deu-se a avaliação do encontro, considerado por todos de fundamental importância para o bom andamento do processo de desenvolvimento do ensino e aprendizagem de todos os envolvidos no PROJOVEM URBANO/2009.



Oeiras (PI), 27 de setembro de 2009.




PROFESSORA FORMADORA EM PROJOVEM URBANO













PAUTA DO VI - ENCONTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
DIA 26/09/2009 - PRIMEIRO TURNO - De 8:00 as 12:00h – 4h/a
1. ACOLHIDA: MENSAGEM
2. RETOMADA DAS AÇÕES DO PERA;
- O que deu certo no PERA
- O que não deu certo no PERA
- Estratégias para melhoria das oficinas de Leitura e escrita.
(A partir da síntese de um ou mais alunos desenvolver uma oficina para superar as limitações detectadas).
a) Dividir o grupo de educadores por CORES e pedir que cada grupo desenvolva uma oficina de acordo com a proposta das sínteses (ver anexo I).
3. SOCIALIZAÇÃO
4. OFICINAS DE MATEMÁTICA E LÓGICA
b) Dividir o grupo de educadores por CORES e pedir que cada grupo desenvolva uma oficina de acordo com as propostas apresentadas. (ver anexo II).
DIA 26/09/2009 - SEGUNDO TURNO - 14:00h – 4h/a
5. MENSAGEM
4. SOCIALIZAÇÃO
b) Dividir o grupo de educadores por ÁREA DO CONHECIMENTO e pedir que cada grupo responda, socialize e elabore um plano de trabalho (oficina) , de acordo com as questões presentes no questionário apresentado.).
6. DESENVOLVIMENTO DAS PRÁTICAS
DIA 27/09/2009 - TERCEIRO TURNO - 8:00h – 4h/a
6. SOCIALIZAÇÃO DAS PRÁTICAS
7. INTERVENÇÃO MEDIANTE DAS PRÁTICAS APRESENTADAS
8. AVALIAÇÃO DO ENCONTRO.
9. ENCERRAMENTO.

0 comentários:

Postar um comentário